Ir para o conteúdo

Ceagesp: maior centro atacadista do Brasil abre licitação de boxes para produtores de todo o país

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) figura como o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo e o primeiro do Brasil e da América Latina, com grande importância no abastecimento do país. Agora, a Ceagesp vai abrir licitação de novos boxes no entreposto da capital, dando oportunidades para todos participarem, inclusive produtores rurais que desejam investir na área.

Ceagesp

 

Sobre este assunto, o Mercado & Companhia conversou com o Coronel Mello Araújo, diretor-presidente da Ceagesp, que falou sobre esta nova etapa da instituição “A Ceagesp desde 2013 teve um acórdão do Tribunal de Contas da União que falava que essas áreas deveriam ser licitadas, que era a forma da pessoa fazer parte da família Ceagesp. Isso ficou muito tempo parado, até quando assumimos há 7 meses, com a indicação do presidente Bolsonaro, para melhorar e botar ordem na casa. Nós estamos cumprindo as leis”, disse.

Segundo ele, são cerca de 700 áreas disponibilizadas, sendo que 400 já deveriam ter sido licitadas. “Nós já temos uma primeira licitação aberta, de 22 áreas de armazenagem e distribuição. Para cada setor, é definido o produto que pode ser comercializado. Na próxima semana, teremos outras áreas para hortifruti e o produtor rural tem a oportunidade de ter o seu espaço e poder fazer a venda”, contou.

Segundo o coronel, são disponibilizadas áreas de R$ 8.60 a R$ 39,00 o metro quadrado, mais a taxa de condomínio. “Não posso falar quanto fica, pois a taxa é feita de acordo com a atividade. É uma oportunidade que vejo com interessante”.

Soja em sistema de Integração Lavoura-Pecuária desponta como alternativa para desenvolvimento regional

Ele explica que a Ceagesp atende 1.500 municípios. “Atendemos o Brasil inteiro, além de 22 países. A possibilidade de se comer peixe no Nordeste ou no Sul e a chance de ele ter passado pela Ceagesp é de 70%. Qualquer um pode fazer parte do nosso projeto, que tem como parte principal o agronegócio, mas também temos as atividades atípicas. Somos uma cidade, e temos serviços como médicos, dentistas, pet shop, barbeiros, bancos, entre outros. Esses também têm oportunidade de participar.

Licitação

A Ceagesp fez uma parceria com a Caixa Econômica Federal para essa licitação. O processo é online, assim como os lances. “Quem vencer a licitação recebe um Contrato de Concessão de uso, que traz muito mais garantias. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, sendo que as físicas terão que abrir uma microempresa em um prazo de três meses para poder operar”.

A Ceagesp fará uma aula ao vivo nesta quinta, 17, para explicar como participar do processo de licitação. No entanto, é possível aprender também no site da entidade, que tem manuais e vídeos explicativos.

Por Canal Rural

Deixe uma resposta

Role para cima