Ir para o conteúdo

Canarana ultrapassa 500 mil hectares utilizados para agricultura entre primeira e segunda safra

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana-MT (Seagri), concluiu no dia 07 de maio, levantamento da área utilizada no município em primeira e segunda safras entre as diversas culturas, além da área com pecuária. O levantamento foi realizado através de uma parceria com revendas e produtores rurais

Ao todo, são quase 400 mil hectares produtivos, ocupados com pecuária e agricultura. Para a agricultura, inclusive somando a primeira e a segunda safra, são mais de meio milhão de hectares utilizados. As informações foram repassadas para a AGRNotícias pelo secretário Cleyton Dias.

Secretário de Agricultura de Canarana – Cleyton Dias

 

Conforme levantamento da Seagri, Canarana plantou na safra 2019/20, 275 mil hectares com soja, um incremento de 20 mil hectares na comparação com o ciclo 2018/19, crescimento de 7,8% em uma safra. A produtividade média foi de 50 sacas por hectare. “Acreditamos que haverá um crescimento similar aos últimos anos de incremento de área para os próximos ciclos”, disse o secretário.

Isso porque Canarana ainda tem 120 mil hectares com pastagens, com um rebanho bovino, conforme o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), de 215 mil cabeças. A soma entre a área de agricultura e pecuária alcança 395 mil hectares e a tendência é que os produtores continuem convertendo as pastagens em lavouras.

A área de milho segunda safra em 2020 ocupou 96 mil hectares, um crescimento linear de 38,5% desde a safra 2015/16, conforme gráfico. A segunda maior cultura de inverno é o gergelim, que ocupou na safra 2020, 85 mil hectares no município, um crescimento de 41% em relação ao ciclo passado, quando foram plantados 50 mil hectares, com produtividade de 27 mil toneladas. “A expectativa é de que esse ano tenhamos uma produção de 51 mil toneladas de gergelim”, disse Cleyton.

A soma de área cultivada de primeira e segunda safra em Canarana entre soja, milho e gergelim, somou 456 mil hectares no ciclo 2019/20. Também foram semeados neste ano, oito mil hectares de algodão e 60 mil hectares com milheto, sorgo, feijão, nabo forrageiro, pousio, trigo, arroz, crotalária e brachiaria ruziziensis, sendo uma parte comercializada e outra parte utilizada como forrageira. A soma de todas as culturas de primeira e segunda safra no ciclo 2019/20 alcançaram 524 mil hectares com agricultura em Canarana.

A Seagri passou ainda que o Município tem três mil hectares com teca e eucalipto.

Por Rafael Govari para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima