Ir para o conteúdo

Canarana-MT busca parceria com Embrapa para fortalecer a cultura do gergelim

Publicidade.

A Embrapa Algodão recebeu nesta terça-feira (14), a visita de Carlos Câmara, diretor do Centro de Referência do IFMT, de Canarana-MT, e de Rafael Govari, presidente da Câmara de Vereadores do município, representando também a prefeitura de Canarana. O objetivo da visita foi estabelecer uma parceria de cooperação técnica para o fortalecimento da cultura do gergelim no município, que é líder nacional na produção do grão, com uma área estimada de 80 mil hectares com a cultura nesta safra.

O acordo a ser firmado entre as instituições prevê a criação de um centro de referência agroalimentar a partir do conhecimento gerado pela Embrapa para a cultura do gergelim e outras culturas oleaginosas, com o apoio da prefeitura de Canarana e do IFMT do município. “Nós vamos mobilizar nossa equipe de pesquisadores em prol da criação deste centro, com foco na cultura do gergelim, mas também do amendoim e de outras culturas oleaginosas”, explica Nair Arriel, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão.

Foto: AgrNoticias

Rafael Govari observou que Canarana, apesar de ser um dos maiores produtores mundiais de gergelim e o maior produtor nacional, carece de pesquisas para resolver gargalos da cultura. “Apesar de sermos o maior produtor de gergelim do Brasil, nós temos muitas variáveis que não entendemos. Por exemplo, porque alguns produtores colhem muito e outros não colhem tão bem? E aqui nós temos uma das maiores pesquisadoras de gergelim do mundo, que é a Nair Arriel. Nós viemos buscar esses profissionais para que, em parceria, possamos desenvolver pesquisas que vão ajudar na consolidação da cultura, no aumento da produtividade e da lucratividade para que essa cultura, que é muito importante para a região de Canarana, possa também se tornar uma cultura dentro do cenário agrícola do Brasil”, afirma.

Carlos Câmara conta que o Centro de Referência IFMT Canarana conta com uma área de 21 hectares para validação de cultivares. “Nosso intuito é fazer esse intercâmbio entre a Embrapa e o IFMT de Canarana para que possamos validar experimentos e disseminar os resultados dessas pesquisas para desenvolver o município de Canarana com o aumento da produtividade do gergelim”, explica.

Gergelim no Brasil

A área plantada com o gergelim no Brasil atualmente é de 213.900 hectares, segundo dados da Conab. Canarana e entorno respondem por aproximadamente 55% da área cultivada com a cultura. Juntamente com Paragominas, no Pará, e Palmas, no Tocantins, respondem por quase 100% da plantada com a oleaginosa no País. A produção nacional é 110.900 toneladas de grãos e produtividade de grãos de, aproximadamente, 519kg/ha.

O gergelim ganhou espaço uma cultura de safra ou safrinha, usada em rotação e ou sucessão de culturas, principalmente com a soja. Ao longo das últimas safras, a cultura do gergelim apresentou um crescimento expressivo no Brasil, com incremento de mais de 200% na produção e 400% na área plantada. Entre os fatores que contribuíram para este salto na produção está a crescente demanda global por sementes de gergelim para produção de alimentos funcionais.

Senar-MT e Sindicato Rural proporcionam desenvolvimento para Vila Rica

Desafios da pesquisa

Nair Arriel relata que a pesquisa vem enveredando esforços para suplantar os principais desafios e dificuldades do cultivo do gergelim. “Cultivares de gergelim com alto potencial produtivo e rendimento de óleo, aliadas a características de frutos que facilitam a colheita mecanizada, e com resistência as principais doenças proporcionando maior competitividade e sustentabilidade da cultura tem sido o foco do nosso trabalho”, diz.

O programa de melhoramento genético do gergelim, coordenado pela Embrapa, já disponibilizou sete cultivares, sendo as mais recentes a BRS Seda, BRS Anahí e BRS Morena. “Em breve, será disponibilizada aos produtores uma nova variedade de coloração preta, cujas sementes são muito apreciadas pelo mercado asiático, em especial, pelo alto valor medicinal” adianta a pesquisadora.

Por Embrapa.

Deixe uma resposta

Role para cima