Ir para o conteúdo

Canarana consome mais de 500 bovinos por mês

 

Cada um dos canaranenses, consome em média, mais de 5 kg de carne bovina por mês (5,25 kg), ou 175 gramas por dia. Esse cálculo foi feito pela AGRNotícias, a partir de informações da Secretaria Municipal de Agricultura de Canarana-MT (Seagri), através do secretário Cleyton Dias.

Conforme a Seagri, o município de aproximadamente 22 mil habitantes (IBGE 2019), consome 550 cabeças de gado por mês. Em estudo, o Instituto de Estudos Pecuários (Iepec) diz que, em média, um novilho gordo de 500 kg, gera aproximadamente 210 kg de carne para consumo, totalizando 115.500 kg de carne bovina consumidas por mês em Canarana.

Serviço de Inspeção Municipal 

Abatedouro em Canarana-MT.

Das 550 cabeças de gado consumidas todo o mês em Canarana, 450 são abatidas no município e as outras 100 em frigoríficos de outras cidades. Para que essa carne e demais produtos de origem animal cheguem com qualidade à mesa dos canaranenses, a Seagri realiza o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Atualmente o município possui abatedouro de bovinos e de suínos, além de laticínios. A inspeção nos abatedouros de bovinos inicia com a conferência da documentação dos animais, como os GTA (Guia de Trânsito Animal). Esse processo garante que os animais são cadastrados junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea), garantindo a origem e sanidade. 

“Dentro do estabelecimento os técnicos da Secretaria realizam a inspeção anti-morte nos animais no curral, tentando identificar possíveis doenças. Só após essa inspeção é autorizado o início do abate”, disse o secretário Cleyton Dias.

Depois que o animal é abatido, todas as carcaças são inspecionadas para identificar possíveis alterações. Quando encontradas, é realizado um julgamento da mesma pelo médico veterinário, se é passivo de condenação. 

“O SIM tem a obrigação de garantir que todo esse processo seja feito de forma correta, de acordo com a lei de inspeção municipal, garantindo a qualidade sanitária do produto final”, finaliza Cleyton.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima