Ir para o conteúdo

Brasil pode ganhar mais um Estado

Tramita no Senado o projeto que pretende criar mais um estado no Brasil. A 28ª unidade seria desmembrada do estado do Pará e se chamaria Tapajós. O projeto já passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e está prestes a ser votado.

foto: reprodução youtube

A ideia é dividir o Pará, cedendo 43,15% de seu território, uma área de 538,049 mil km², um pouco maior do que Goiás. Caso aprovado, Tapajós terá cerca de dois milhões de habitantes (15% da população do Pará), 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado (quase R$ 6,5 bilhões), oito deputados federais e 24 estaduais e, inicialmente, 24 municípios.

China libera entrada de carne bovina brasileira certificada antes de 4 de setembro

A capital do estado seria Santarém. Fariam parte de Tapajós as cidades de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.

A proposta de divisão do Pará já é debatida desde os anos 1990. Mas, na época, a proposta era dividir o estado em três: Pará, Tapajós e Carajás. Após consulta popular em 2011, os cidadãos optaram por manter o Pará como única unidade federativa. O governador Helder Barbalho (MDB) já se manifestou contrário ao projeto e disse que ele é “inadequado”, pois o estado está “mais unido do que nunca”.

Por Agrolink.

Deixe uma resposta

Role para cima