Ir para o conteúdo

Bolsonaro autoriza a ampliação da GLO ambiental em Mato Grosso

BRASÍLIA – O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto que amplia a utilização das Forças Armadas na repressão a delitos ambientais para o estado de Mato Grosso. No dia 28 de junho, o presidente editou o decreto nº 10.730/21, autorizando o emprego das Forças Armadas, entre 28 junho e 31 de agosto de 2021, no combate a delitos ambientais na Amazônia, em municípios específicos com situação mais problemática.

Presidente Jair Bolsonaro; Imagem – divulgação.

Por imposição do sistema federativo, o decreto autorizou o emprego imediato em áreas federais, mas o emprego em outras áreas foi condicionado à “aprovação pelo presidente da República de requerimento formulado pelo governador do respectivo estado, observado o disposto no § 3º do art. 15 da lei complementar nº 97, de 9 de junho de 1999.” O governador de Mato Grosso formulou requerimento que foi despachado favoravelmente, e o despacho está sendo publicado em Diário Oficial Extra.

Ferramenta vai facilitar confecção e validação do Cadastro Ambiental Rural em Mato Grosso

Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem.

Reguladas pela Constituição Federal, em seu artigo 142, pela lei complementar 97, de 1999, e pelo decreto 3897, de 2001, as operações de GLO concedem provisoriamente aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.

Por Canal Rural.

Deixe uma resposta

Role para cima