Ir para o conteúdo

Barra do Garças foi palco do 1º Startupweekend no Araguaia – Novas empresas estão de olho no setor do agronegócio

O Startupweekend aconteceu pela primeira vez na Região do Araguaia de 25 a 27 de outubro em Barra do Garças-MT, o SWBG. Simultaneamente, o evento global ocorreu em mais 21 cidades do Brasil e é voltado ao empreendedorismo prático, com principal objetivo de fomentar ideias de inovação. 

Presente em mais de 160 países no mundo e responsável pela revelação de mais de 8.000 startups, o Startup Weekend, promovido pela Techstars com a parceria global da Google for Startups, é um evento cuja organização é voluntária, totalmente formado e viabilizado em uma missão — sem fins lucrativos — de inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades empreendedoras locais para criarem novos negócios.

Mas o que é esse tal de Startup Weekend?

O evento é uma imersão onde desenvolvedores, designers, profissionais de marketing, gerentes de produtos, empreendedores e aspirantes a empreendedores — ou apenas curiosos — se reúnem para compartilhar ideias, formar equipes, criar produtos e começar uma startup. Em intensas 54h, o evento inicia no final da tarde de sexta feira e finaliza no domingo à noite. 

Os participantes têm a oportunidade de expor e validar ideias de produtos e modelo de negócios, conhecer potenciais co-fundadores, mentores e investidores, e dar o “kick-off” que faltava para lançar uma startup.

A SWBG contou com a presença de mentores de Goiânia-GO, Cuiabá-MT, Barra do Garças-MT e também teve o apoio de vários empresários da cidade, grande parte da mídia local e parcerias importantes para a realização do evento, como UniCathedral, UFMT, IFMT e SEBRAE.

A equipe vencedora do SWBG foi a Progeta, startup fundada durante o evento que propõe solucionar problemas de contratação e reduzir a rotatividade de colaboradores nas empresas. O 2° lugar ficou com a Mercato – Cotação e comparação de preços dos produtos dos supermercados próximos para evitar perda de tempo. Em 3° lugar ficou a TaTour – Visa melhorar e facilitar experiências turísticas no município. 

O idealizador da SWBG, Carlos Magno Nery (Gerente de Fomento às Incubadoras Tecnológicas e Startups do Governo de Goiás), é também o criador da Roncador Valley – comunidade que visa ativar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e lideranças no Vale do Araguaia.

Como a vocação da região é o AGRO, segundo ele, em 2020 está previsto um evento nacional nesse segmento, onde haverá a realização de várias Startupweekends – Agritechs em todo o Brasil, durante o mês de agosto.

AgriHub Space

Nessa “pegada” das startups, o Sistema Famato apresentou neste mês de outubro o “AgriHub Space”, a primeira central de inovação agropecuária de Mato Grosso, com objetivo de elaborar projetos que desenvolvam a produção agrícola mato-grossense.

O projeto pretende conectar empresas, produtores rurais e startups com o propósito de desenvolver soluções para os problemas que os produtores mato-grossenses enfrentam. As entidades realizadoras do programa mapearam alguns dos principais desafios que podem ser sanados pelas startups do AGRO.

 Entre eles, estão: Auxiliar, por meio de soluções inovadoras, no manejo de pragas, plantas daninhas e   doenças da lavoura; Aumentar a eficácia da previsão do tempo em propriedades rurais; Automatização da captação de dados no campo para análise de informações; Tecnologias acessíveis e inclusivas para capacitação de mão-de-obra no campo; Segurança e proteção de benfeitorias, insumos e animais na área rural.

Com a inauguração programada para 4 de dezembro, eles acreditam que as startups apresentarão novos formados de produção e resolução de problemas da agropecuária, o que fará de Mato Grosso não só líder das produções agrícolas, mas também em inovações agropecuárias. 

De Barra do Garças-MT, para a AGRNotícias, Sueny Ribeiro.

Deixe uma resposta

Role para cima