Ir para o conteúdo

Ataques de animais selvagens em lavouras de milho causam até 15% de perdas

Produtores rurais e técnicos em Água Boa – MT estão relatando seguidos ataques de animais selvagens às plantações de milho no município. Em algumas lavouras, a incidência foi maior que em outras. Os ataques costumam ocorrer perto de córregos, rios e matas.

O agrônomo Felipe Zmijevski estimou que as perdas em algumas lavouras, chegam aos 15%. Na Fazenda Jerusalém, por exemplo, onde trabalha o agrônomo, os ataques de java-porcos e javalis deixaram enormes áreas de destruição, conforme imagens aéreas mostram.

Como agravante, os animais também deixam para trás enormes buracos no solo. O desnível no terreno só aumenta o prejuízo com a passagem das máquinas colhedeiras.

O presidente do Sindicato Rural de Água Boa – MT, Antonio Fernandes ‘Tunico’ de Mello, lembrou que em 2020, houve aumento de área plantada com milho. Foram 35 mil hectares com milho no município. Isso também aumentou o ataque de animais selvagens, segundo relato de dezenas de produtores.

Lavouras de safrinha em Água Boa apresentam bom desenvolvimento

Lavouras de milho seguem com bom desenvolvimento em Gaúcha do Norte

O assunto tem sido foco de discussão nos últimos anos. As áreas que sofrem ataques tem redução de produtividade, e com isso, o prejuízo aos agricultores.

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias. Fotos: Internautas e Fazenda Jerusalém.

Deixe uma resposta

Role para cima