Ir para o conteúdo

Área de soja em Confresa cresce mais de 50% em duas safras

 

Confresa-MT, município pólo da região Norte Araguaia, atingiu na safra 2019/20, 43.300 hectares de área cultivada de soja. Um aumento de 57% em relação a safra 2017/18. Os dados são do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) do município.

Confresa viu sua população crescer nos últimos 10 anos, ultrapassando os 30 mil habitantes (IBGE/2019), e sua economia começou a se diversificar. O município, que tem o nome em referência a colonizadora da região (Frenova Sapeva), possui hoje, conforme informações da Secretaria Municipal de Agricultura, 15 projetos de assentamentos e 3 glebas. Quase 90% da área do município é composta por propriedades em PAs.

A média de produtividade na safra 2019/20 para a soja fechou, conforme o secretário de Agricultura, Edivaldo Soares Silva, em 52 sc/ha. Para ele, o crescimento na área de cultivo, bem como da agricultura, é uma tendência. “O município vai se expandir muito na lavoura. É uma tendência e nós vamos passar por uma transformação. As propriedades tendem a fazer investimentos e isso a gente já vê acontecendo”, diz.

Secretário Municipal de Agricultura Edivaldo Soares Silva.

Num balanço da atividade agropecuária, o secretário informa que Confresa possui atualmente 371.670 cabeças de bovinos e bubalinos. Além disso, Edivaldo diz que o município desenvolveu um Plano de Desenvolvimento Institucional, onde conseguiu aferir a movimentação de várias outras atividades agropecuárias. Além da soja e do gado de corte e leite, Confresa está produzindo 12.038 toneladas de milho verde e hortaliças por ano, 2.900 toneladas de melancia e mais de 2 toneladas de mel.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Confresa, Birajá Meireles Capuzzo, uma das vantagens para os produtores de grãos da região Norte Araguaia, é a valorização do produto, por ser exportado pelos portos do norte, como Itaqui-MA. “Os produtores de Confresa ganham, geralmente, em torno de três a quatro reais a mais por saca de soja do que na região de Canarana, o que incentiva ainda mais o produtor a investir na cultura”, disse.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima