Ir para o conteúdo

Aprosoja-MT debate PL 337/2022 que retira Mato Grosso da Amazônia legal

Publicidade.

A diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) se reuniu nesta segunda-feira (21.03), com o deputado federal Neri Geller, e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco para debater o Projeto de Lei 337/2022, que trata da proposta de retirada do estado de Mato Grosso da área denominada Amazônia Legal.

O presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, apresentou para o parlamentar as demandas do setor, destacando a importância do debate sobre distorções trazidas pelo Código Florestal, especialmente para os produtores há anos instalados em municípios de bioma amazônia.

Aprosoja-MT debate PL 337/2022 que retira Mato Grosso da Amazônia legal – Foto: Aprosoja

O presidente reiterou o compromisso da entidade com a  preservação ambiental, mas salientou que é preciso olhar com carinho para os brasileiros que um dia estavam regulares em relação a legislação ambiental e no outro acordaram com um passivo, referindo-se a Lei 12.651 de 2012.
Cadore complementa, ainda, dizendo que a preservação além dos limites legais deve ser uma escolha do produtor e que seus esforços precisam ser adequadamente remunerados por aqueles países que não tiveram o mesmo zelo pelo meio ambiente.
O projeto
O Projeto de Lei 337/22 exclui o estado de Mato Grosso da área da Amazônia Legal – conceito criado na década de 1950 para organizar o planejamento econômico do País, abrangendo 5,02 milhões de quilômetros quadrados distribuídos por nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Fonte: Augusto Camacho, Aprosoja.

Deixe uma resposta

Role para cima