Ir para o conteúdo

Aprosoja instala Ctecno Araguaia e faz experimento com mais de 140 variedades de soja

A Aprosoja-MT plantou no início de novembro mais de 140 variedades de soja em uma área ao lado da BR-158, próximo do entroncamento com a MT-326, que dá acesso à cidade de Canarana. O projeto é chamado de Ctecno (Centro Tecnológico) Araguaia e o objetivo é desenvolver pesquisas com foco no manejo do sistema produtivo da soja em solos siltosos.

Vice-presidente Leste da Aprosoja, Diego Dallasta; Foto – OP.

Esse é o segundo Ctecno. O primeiro está instalado em Campo Novo dos Parecis, antigamente chamado de CAD Parecis, que pesquisa a soja em solos arenosos. A Aprosoja-MT também já anunciou que instalará um centro de melhoramento genético em Sorriso, com o objetivo de criar as próprias variedades de soja.

Conforme o vice-presidente Leste da Aprosoja, o produtor de Canarana Diego Dallasta, a previsão é que ao final de janeiro de 2022, seja feito um evento no local para mostrar os resultados dos experimentos. Todas as variedades foram plantadas na mesma época, com a mesma adubação e receberão os mesmos produtos de aplicação.

Representantes da Aprosoja-MT e produtores em frente à placa do Ctecno Araguaia, instalada à beira da BR-158; Imagem – reprodução.

Variedade de soja plantada no Ctecno Araguaia; Foto – OP.

“Não temos conhecimento de pesquisas no Brasil envolvendo solos siltosos, uma característica bastante presente na região do Médio Araguaia. Mas, além disso, o Ctecno vai trazer resultados que auxiliarão todos os produtores do Vale do Araguaia na tomada de decisões quanto à safra de soja”, disse Diego.

A área que recebeu o Ctecno Araguaia é provisória. Ela foi arrendada para o atual plantio. Conforme Dallasta, a Aprosoja já está avaliando algumas áreas na região para a instalação permanente do experimento, que também receberá infraestrutura para abrigar as pesquisas e os eventos que serão realizados.

LEIA MAIS – Com foco na tributação e déficit de armazenagem, Canarana recebeu Circuito Aprosoja

Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT, fala sobre o Ctecno Araguaia:

Por Rafael Govari para OPioneiro.

Deixe uma resposta

Role para cima