Ir para o conteúdo

Água Boa já colheu 90% da área de gergelim

A colheita do gergelim chegou aos 90% das áreas semeadas em Água Boa – MT. O levantamento foi feito pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do município. Segundo o agrônomo Anderson Luiz Martins, da associação, a produtividade média fica em torno dos 650 quilos por hectare.

No atual ciclo, foram cultivados cerca de 30 mil hectares com gergelim. Anderson faz acompanhamento técnico das lavouras de José e Cleide Dombroski na Fazenda Pedra Preta, na região do Rio Couto Magalhães. Ele disse que na propriedade, cuja colheita iniciou esta semana, a expectativa é de alcançar produtividades de 600 quilos por hectare.

José e Cleide Dombroski agua boa inacio roberto

Produtores José e Cleide Dombroski.

Dombroski também cultivou feijão caupi e milho na safrinha. Anderson relatou ainda que a segunda safra na Fazenda Pedra Preta, foi marcada por excesso de chuvas em fevereiro e março, e bom bons volumes em abril. O excesso de chuvas causou problemas para a colheita e escoamento da safra da soja, atrasando o plantio da segunda safra.

Carreta com gergelim cai em balsa recém inaugurada em Querência

Dessa forma, a semeadura das culturas da safrinha foi feita tardiamente, prejudicando a produtividade, apesar do bom desenvolvimento das culturas. José Dombroski está animado com o cenário agrícola e com as oportunidades que vieram para a região. Produtos como milho, feijão caupi e gergelim estão com preços animadores.

Toda essa conjuntura aliada as boas produtividades estão garantindo renda satisfatória aos produtores rurais.

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima