Ir para o conteúdo

Quais são as regiões mais afetadas por nematoides?

Publicidade.

Por serem pragas que atacam as raízes da soja e, portanto,ficam ocultos no solo, o ataque desses vermes só é percebido através dos sintomas que se manifestam na parte aérea da planta, e acabam não recebendo a atenção que merecem. Os nematoides estão entre os problemas fitossanitários mais importantes da cultura da soja, pois inibem a absorção de água e de nutrientes, prejudicando o desenvolvimento da planta e podendo zerar a produção.

Hoje, as regiões mais impactadas pela presença dos nematoides no solo são Sul, Centro-Oeste e Norte, em especial no Cerrado. Em alguns estados, os vermes estão presentes em mais de 99% das amostras. A espécie Pratylenchus ssp., por exemplo, é a mais identificada, chegando a mais de 75% das áreas analisadas. No mapa abaixo, é possível ter uma dimensão da situação atual.

Imagem: Arquivo Agrolink

Safra do gergelim se aproxima do fim em Mato Grosso

Conforme dados divulgados pela assessoria de imprensa, um dos dados mais expressivos apontados pela pesquisa realizada pela Syngenta, Agroconsult e Sociedade Brasileira de Nematologia, é o prejuízo causado pela presença dos nematoides. No cultivo da soja, por exemplo, dados apontam perda de 1 a cada 10 safras. Isso significa uma perda atual de aproximadamente R$ 65 bilhões em rentabilidade. A pesquisa prevê prejuízo de R$ 374 bilhões em menos de 10 anos somente nesta cultura.

Por: AGROLINK –Aline Merladete

Deixe uma resposta

Role para cima