Ir para o conteúdo

Arroz/Cepea: Queda do dólar favorece negócios no mercado interno

Publicidade.

Cepea, 2/8/2022 – Enquanto o dólar registrou movimento de queda na última semana de julho, pressionando as paridades de exportação e importação, as cotações domésticas do arroz em casca seguiram em alta.

Assim, vendedores passaram a demonstrar maior interesse nas negociações internas do cereal em detrimento de novos contratos para exportação no curto prazo. Segundo pesquisadores do Cepea, apesar desse cenário – que resultou no aumento do número de lotes disponíveis para novas negociações –, orizicultores se mantiveram firmes nos preços pedidos pelo casca.

O plantio do arroz está avançado no município de Água Boa - MT, com mais de 60% das lavouras destinadas ao cereal já plantadas.

Foto – Sebastião José de Araújo.

Já o posicionamento dos compradores divergiu, tanto para atender à demanda interna quanto à externa. Parte das unidades domésticas de beneficiamento seguiu com a demanda firme, reportando relativa melhora nas vendas do beneficiado na última semana – mesmo sem repassar totalmente os custos da matéria-prima para o preço do produto final –, enquanto outras não demonstraram intenção de compra, devido ao custo elevado e aos bons volumes estocados.

Trigo/Cepea: Valores sobem no exterior, mas recuam no Brasil

Assim, a média ponderada do estado do Rio Grande do Sul, representada pelo Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros e pagamento à vista), avançou 0,41% entre 22 e 29 de julho no mercado spot, fechando a sexta-feira, 29, a R$ 77,79/saca de 50 kg. A média mensal de julho foi de R$ 76,36/sc, 5,1% superior à de junho/22, em termos nominais.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

Role para cima