Ir para o conteúdo

9º Soja In’Técnica finaliza com manhã de palestras e presença da classe produtiva

A nona edição do Soja In’Técnica finalizou nesta sexta-feira (21.01) em Querência-MT, com uma manhã de palestras e a presença da classe produtiva que, meio entremeio a colheita da soja, foi receber um pouco de orientação técnica e tirar dúvidas sobre manejos da cultura.

Às 08h aconteceu uma palestra com Leandro Zancanaro, Eng. Agr. Mestre em ciência dos solos – que falou sobre “Manejo eficiente de solos arenosos”, que possuem grande predominância em algumas regiões do Médio Araguaia. Após, houve outra palestra com Matheus Palhano – que falou sobre ‘Biotecnologia aliada ao controle de plantas daninhas’.

O Soja In’Técnica se destacou mais um ano por ter trazido uma grande bagagem técnica para os produtores da região. O presidente do Sindicato Rural de Querência, Gilmar Wentz, explicou que em 2022, “vimos com felicidade que estamos alcançando o objetivo aqui, que é criar opções e oportunidades de escolha de variedades. É um evento bastante técnico e esse ano, de repente muito mais do que nos anos anteriores, nós vamos ter que nos basear nas informações aqui obtidas”.

“Aqui foram feitos vários experimentos, várias combinações, para as vezes poder substituir um produto pelo outro, Nós vamos depois, é claro, ter acesso às avaliações que a Rural vai divulgar e o produtor vai poder buscar uma alternativa que seja viável e que solucione o problema dele”, complementou Wentz.

Para atender as necessidades dos produtores, seja nas novas opções de cultivo, ou no trato semelhante à safra passada, o gerente do Sicredi Araxingu, Marcelo Bolsanelli, explica que “os gerentes de negócios do Sicredi estão próximos dos associados e eles podem contar com a experiência dos nossos gerentes que, como tem contato com vários produtores, eles fazem essa equalização, trazendo informação de práticas de sucesso de um e passando pro outro. É um multiplicador destas práticas no campo”.

Aprosoja-MT apresenta propostas para desburocratização e melhorias de processos fiscais e tributários da SEFAZ

O Soja In’Tecnica é realizado na Estação Rural Técnica, na Fazenda Londrina, conta com o patrocínio do Senar-MT e Aprosoja-MT, bem como com o apoio da Prefeitura Municipal de Querência e Secretaria de Agricultura.

Por Lavousier Machry, para AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima