Ir para o conteúdo

8º Soja In’Técnica se firma como ponto de informação para o produtor do Médio Vale

TRR-Topázio (1)

A agricultura evolui rápido e no que tange à cultura da soja, uma das principais commodities do mundo, a evolução acontece diariamente. O produtor precisa estar atento às inovações, e eventos como o 8º Soja In’Técnica, realizado nesta sexta-feira (22/01) em Querência – MT, proporcionam a oportunidade da classe produtiva verificar inloco a inovação que melhor pode se adaptar à sua lavoura.

A demanda por informação técnica se comprova com a presença dos produtores nos estandes dispostos na Estação Rural Técnica, na Fazenda Londrina. O evento, que começou às 07h, teve, além do circuito de campos de soja para visitação, duas palestras,  uma com Daniel Latorraca – superintendente do Imea, que falou sobre os ‘Aspectos Econômicos para Futuras Safras’; e outra com Eros Francisco – da Efra Agro Consultoria, que falou sobre o “Manejo de Nutrientes no Sistema Soja/Milho + Braquiária’.

O produtor querenciano Luiz Clovis Neckel, que aproveitou o dia para tirar dúvidas sobre as diferentes cultivares, elogiou a organização do evento e disse que o que viu já o ajudou a tomar decisões. “O evento está bem organizado. O produto soja aqui, os campos, estão bonitos. Vejo uma oportunidade de futuros negócios, tanto que já tive dois materiais que olhei e deixei o contato para durante a semana a gente conversar” afirmou.

Manejo do Gergelim será objeto de Pesquisa da Aprosoja em Canarana

O foco do evento de Querência, município que planta 380 mil hectares de soja, está justamente na oportunidade para a classe produtiva de sanar dúvidas técnicas. Para Ana Paula Weirich, Assistente de Desenvolvimento de Mercado da Petrovina Sementes, que pelo terceiro ano consecutivo participa do Soja In’Técnica, os produtores têm acompanhado a evolução do setor como um todo e estão se tornado cada vez mais técnicos também.

“O produtor tem vindo buscar conhecimento específico. Tanto que eles já vêm no estande da empresa que ele sabe que comercializa o material que ele está buscando. Ele também têm se tornado mais aberto a testes de campo, e isso acaba beneficiando ambos os lados. Pois na medida que nós conseguimos mostrar o material, eles conseguem ver na própria propriedade o desenvolvimento deste material e a resposta”, explicou Ana Paula.

Para Tiago Fernando Konageski, sócio proprietário da Rural Técnica, empresa organizadora do evento, o resultado da informação técnica disponibilizada nesta sexta para o produtor já pode ser visto nos resultados da próxima safra. “Mesmo sendo um ano diferente, o agro não parou e as cultivares estão sendo colhidas. Temos campos colhendo agora, semeados em 23 de setembro, com excelentes médias, acima de 75 sacas. Aqui é a vitrine pro produtor rural buscar informações das cultivares e a que melhor se adapta para sua realidade. A gente tem 73 cultivares em 30 estandes, plantados em duas épocas, salientando que todas receberam o mesmo manejo, o mesmo maquinário, a mesma adubação. Assim a gente consegue extrair e mostrar pro produtor qual tem mais potencial”, disse Konageski.

O Gerente da Agência da Sicredi no município, Marcelo Bosanelli, que levou sua equipe de gerentes de conta à campo no Soja In’Técnica, frisou que o evento também foi uma oportunidade da cooperativa mostrar pro produtor que depois de escolher a melhor semente, o melhor manejo, a instituição está pronta para ajudá-lo a financiar a safra. “Independente do porte do produtor, a cooperativa está aqui para apoiar e ser parceira. A Sicredi hoje em Querência possui uma excelente participação no mercado, tanto que estamos com várias fontes de recursos que a gente pode explorar, para apoiar o produtor nas mais variadas demandas (seja custeio, investimento, comercialização)” explica.

O Soja In’Tecnica é uma realização da empresa Rural Técnica e do Sindicato Rural de Querência, com patrocínio do Senar-MT e apoio da Aprosoja-MT. Frente a Pandemia do Covid-19, todos os protocolos de saúde foram seguidos no evento, com disponibilização de máscaras, álcool em gel e aferição de temperatura.

A edição do evento deste ano teve saldo positivo e a organização sente-se satisfeita com o resultado. “Quero agradecer primeiramente à Deus e muito a nossa equipe, aos nossos parceiros, mesmos os não presentes, mas que nos apoiaram e, principalmente o produtor rural que está aqui presente,” finalizou Tiago Konageski.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima