Ir para o conteúdo

EDITORIAL – Sucessão familiar no agronegócio; Vamos falar disso?

A situação é comum: O patriarca de uma família deseja se aposentar. Por uma vida trabalhou no campo e como fruto desse trabalho construiu um patrimônio. Desenvolveu um estilo de negócio e tem orgulho do que vai deixar para seus descendentes. Mas e agora? Como manter a unidade da propriedade rural aliada ao processo de divisão do patrimônio? Quem vai administrar? Quais as garantias que esse patriarca tem para que seu legado perpetue por suas próximas gerações?

O assunto, que é TABU, é cada vez mais recorrente na região do médio Araguaia Mato grossense, visto que os primeiros moradores que chegaram na região, nas décadas de 70 e 80, começaram a se aposentar. Muitos, graças ao fruto da atividade rural, conseguiram investir na educação dos filhos e enviá-los para graduação em grandes centros do país para se tornarem advogados, médicos e engenheiros, por exemplo, profissões sem ligação direta com o agronegócio. Alguns destes filhos nem retornam para o interior. E como fica a propriedade rural nestes casos?

Para responder estas e outras perguntas e tentar, ainda que regionalmente desmistificar a sucessão familiar, que a AGR Notícias inicia no próximo dia 20 de outubro uma série de reportagens tratando de casos de sucesso sobre sucessão familiar e alternativas que possam facilitar esse processo. Todo domingo uma nova reportagem será veiculada, mostrando os desafios de propriedades e proprietários na hora de falar de sucessão, e como estes desafios foram superados.

Vamos falar de casos de famílias em que a sucessão familiar foi tratada de forma otimista, congregando os interesses de cada integrante pelo bem do legado familiar, ao mesmo tempo em que contamos as histórias dessas famílias e, pouco a pouco, vamos estabelecendo um cenário do produtor rural na região. Vamos falar de Planejamento sucessório e Holding Familiar. Vamos trazer especialistas no assunto e contrapor com as práticas atuais e o que seria o ideal. Vamos ir de encontro a nossa missão comunicar de forma a agregar valor ao agronegócio. Para isso, convidamos toda a comunidade para sugerir pautas, casos e contar um pouco de suas próprias experiências pelo e-mail: adm.agrnoticias@gmail.com

Dia 20 de outubro já veiculamos nossa primeira história, diretamente de Gaúcha do Norte. Não perca!

Deixe uma resposta

Role para cima